A prefeitura de Santo Antônio de Jesus, anunciou a prorrogação do fechamento do comércio. Em comunicado feito em rede social na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito Rogério Andrade (PSD) informou que a medida vai durar por mais 7 dias, após também a fala do Promotor de Justiça de saúde do MP (Ministério Público) Dr. Thiago Cerqueira se colocou favorável com o fechamento do comércio. O prefeito repete que essas ações se deve ao aumento do número de casos de novo coronavírus no município nos últimos dias e da morte de 15 vítimas da doença.
Antes do anúncio, o Prefeito disse que participou de uma videoconferência com o Governador Rui Costa, que demonstrou preocupação com a alta taxa de crescimento diário dos casos de COVID-19 em Santo Antônio de Jesus. Na 1ª semana de fechamento (18 a 26 de junho) a média diária era de 7,5%. Na 2ª semana (26 de junho a 04 de julho) caiu para 4,94% e na 3ª semana (04 a 10 de julho) caiu para 4,53%, ainda acima do considerado ideal: 2%.
Também foi levada em conta a orientação técnica do Ministério Público que se posicionou favorável ao endurecimento das medidas de enfrentamento a pandemia na cidade. Além disso, a Taxa de Isolamento Social na cidade está em 44,5%, ainda abaixo dos 50% ideais. “Por conta do crescimento de casos em nossa cidade, precisamos estender o decreto de fechamento do comércio por mais 6 dias”, falou.
Outra medida anunciada para aumentar o índice de isolamento social é a suspensão das atividades na Feira Livre a partir da próxima quinta-feira (16). Um decreto será publicado na segunda-feira (13) com mais informações sobre a medida. Durante o fechamento, a Feira passará por uma reorganização, com higienização, substituição de barracas, distribuição de EPI’s e capacitação sobre COVID-19 para os barraqueiros.
Santo Antônio de Jesus registrou o 15º óbito em decorrência da COVID-19 (novo coronavírus). Até às 17h deste sexta-feira, o município registra ainda os seguintes números referentes a COVID-19 (novo coronavírus):
- 154 (cento e cinquenta e quatro) casos ativos, sendo 132 (cento e trinta e dois) em tratamento domiciliar e 22 (vinte e dois) em internamento;
- 514 (quinhentos e quatorze) pacientes recuperados;
- 184 (cento e oitenta e quatro) pessoas aguardando o resultado de exames;
- 1.509 (mil quinhentos e nove) pessoas cujos exames apresentaram resultado negativo (descartados);
- O total de casos confirmados é 683 (seiscentos e oitenta e três).
Reportagem: Voz da Bahia