Covid-19: Prefeitura de SAJ reitera proibição de fogueiras e pede compreensão para que não haja queima de fogos neste São João

Foto: reprodução/Google Imagens

O Comitê Municipal de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, atento ao recente avanço no número de casos de Covid no Brasil e em especial na Bahia, se antecipa e decreta a proibição da queima de fogueiras na zona urbana de Santo Antônio de Jesus no período do São João e apela ao bom senso da população para evitar a queima de fogos no período junino.

A Prefeitura vem atuando em várias frentes no controle da propagação do vírus, vacinando de forma rápida e eficiente por meio da atuação de 11 equipes com profissionais da saúde, atingindo o número expressivo de 28% dos santoantonienses vacinados com a primeira dose do imunizante. Além da vacinação, as equipes de fiscalização diurna no centro da cidade foram ampliadas, para combater as aglomerações. As principais unidades de saúde da família estarão em regime de plantão no período do São João, e as equipes das UPAs também serão ampliadas no período.

Por se tratar de um mês tradicionalmente festivo, principalmente em cidades como Santo Antônio de Jesus, conhecida pela sua grande festa de São João, um dos maiores da Bahia, os cuidados da população devem ser redobrados para que, a exemplo de outros locais, os números de infecções por Covid-19 não subam após as datas comemorativas. Por este motivo, o Comitê da Covid, sob a presidência do Prefeito, decidiu pela proibição das fogueiras e apela para que a população se abstenha de soltar fogos de artifício este ano.

Considerando que o maior agravo causado pelo coronavírus ocorre no trato respiratório, a fumaça liberada pelas fogueiras e fogos pode prejudicar ainda mais a saúde das pessoas que estão infectadas ou em processo de recuperação.

A medida se dá também para que o entorno da fogueira não se torne um ponto de aglomeração, desrespeitando a essencial norma de distanciamento físico, que ajuda na prevenção à Covid-19.

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus conta com a colaboração de todos nesta campanha de conscientização e respeito ao próximo.

Comitê de Enfrentamento à Covid SAJ