Datafolha: Impeachment de Bolsonaro divide o país, mas avaliação geral se mantém

Foto : Alan Santos/PR

Em pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (27), um possível impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, divide o país neste momento. Já a avaliação de seu governo se manteve estável se comparada a última pesquisa.

Segundo o instituto, 45% dos brasileiros querem que a Câmara dos Deputados abra um processo de impeachment contra o chefe do Executivo Federal, enquanto 48% rejeitam a medida. Não sabem opinar são 6%.

Já o apoio a uma eventual renúncia de Bolsonaro cresceu em relação à pesquisa feita entre os dias 1º e 3 de abril. Na época, 59% dos ouvidos pelo Datafolha se diziam contrários ao gesto. Agora, são 50%, empatados com os 46% que desejam que ele renuncie – eram 37% no começo do mês.

Já a avaliação geral do governo se mostra estável ante a mais recente pesquisa, no começo de dezembro. Hoje, acham Bolsonaro ruim ou péssimo 38%, com 33% dos brasileiros o avaliando como bom ou ótimo e 26%, como regular. Em dezembro, eram 36%, 30% e 32%, respectivamente.

Sergio Moro

A pesquisa também perguntou sobre a saída do ministro da Justiça e suas acusações a Bolsonaro. Para 52% dos ouvidos, Moro é quem fala a verdade no caso, ante 20% que acreditam no presidente. 6% dizem que não creem em nenhum dos dois e 3% acham que ambos estão certos. Não souberam responder somam 19%.

Foram entrevistados 1.503 brasileiros adultos que tem telefone celular em todas as regiões e Estados do Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais. A coleta de dados aconteceu no dia 27 de abril de 2020. (OTempo)

google news