Defesa Civil reconhece situação de emergência em mais 14 cidades do Nordeste

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais 14 cidades da região Nordeste atingidas por desastres naturais. Os reconhecimentos foram publicados na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU).

Das 14 cidades, 11 foram atingidas pela estiagem. São elas: Araci, Jequié e Campo Alegre de Lourdes, na Bahia; Potiretama, no Ceará; Cupira, em Pernambuco; Vera Mendes e Curral Novo do Piauí, no Piauí; e Ouro Branco, Senador Elói de Souza, São José do Campestre e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte.
Afetadas pela seca, que é uma ausência de chuvas mais intensa do que a estiagem, as cidades de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, e Tobias Barreto, em Sergipe, também tiveram a situação de emergência reconhecida.

Finalmente, Gentio do Ouro, na Bahia, obteve o reconhecimento federal devido a chuvas intensas.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.