“Defunto” aparece vivo durante próprio velório e caso gera investigação

Velório em Tucumán termina em choque quando jovem aparece vivo; falhas no sistema forense argentino estão sob investigação.

Jovem de 22 anos comparece ao 'próprio' enterro Crédito: Reprodução

Uma situação inusitada e absurda ocorreu durante um velório em Tucumán, na Argentina. Familiares velavam um corpo quando o suposto falecido, um jovem de 22 anos, apareceu na cerimônia e afirmou: “Estou vivo!”.

O caso teve início em 18 de setembro, quando um corpo foi encontrado em Alderetes, na província de Tucumán, em circunstâncias inicialmente tratadas como atropelamento. O cadáver, registrado como “N.N.” na Morgue Judicial, foi liberado após uma mãe reconhecer as roupas e características físicas, acreditando ser seu filho desaparecido. Nenhum exame de DNA ou análise de digitais foi realizado.

O velório foi marcado em Villa Carmela, mas a cerimônia terminou em correria, gritos e desmaios quando o verdadeiro jovem entrou no local. Ele relatou depois que havia passado dias em Alderetes consumindo drogas, sem contato com a família, sem imaginar que estava sendo considerado morto.

Após a confusão, o corpo que estava no caixão foi recolhido e as autoridades iniciaram nova investigação para a correta identificação. A Morgue Judicial informou que já localizou os familiares da vítima real e deu início aos trâmites legais para a restituição.

O episódio ganhou contornos ainda mais delicados quando outra família denunciou ter sido induzida a reconhecer, também de forma equivocada, o corpo de um jovem chamado Enrique Acosta, desaparecido na região.

O Ministério Público provincial, através do promotor Carlos Sale, classificou o caso como homicídio culposo e determinou uma apuração rigorosa sobre as falhas no sistema forense. O episódio expôs fragilidades nos protocolos de identificação e gerou forte repercussão em toda a Argentina.

google news
senac