Dentista faz receita ilustrada para paciente analfabeta que tomava remédios de forma errada na BA: ‘Humanização’

Foto: Reprodução/Instagram

A foto de uma receita médica ilustrada viralizou na internet após ser postada por um dentista da Bahia, que relatou ter feito o desenho para ajudar uma paciente analfabeta, que mora em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, que estava tomando remédios de forma errada.

Ricardo Cayres, de 29 anos, que há dois e meio atua como cirurgião-dentista, diz que a paciente, chamada de Dona Cris, de 60 anos, sofre de hipertensão e procurou o consultório dele por duas vezes para tentar extrair um dente. Nas duas ocasiões, no entanto, o procedimento não pode ser feito porque ela estava com pressão alta, mesmo tomando medicamentos receitados por outro médico.

O dentista, então, descobriu que Dona Cris não estava tomando os remédios de forma correta, como indicava a receita, porque não entendia o que estava escrito. Foi então que ele resolveu ajudar e fez a receita ilustrada, na última semana, quando ela esteve no consultório pela segunda vez.

“Dias depois ela voltou ao consultório, me disse que estava tomando a medicação e levou várias embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para hipertensão. Quando fui verificar se a pressão dela já estava controlada, percebi que ainda continuava alta. Achei muito estranho”, relatou o médico.

Numa conversa, o dentista disse que percebeu que ela não estava tomando os remédios da forma correta como havia sido prescrito pelo médico por um motivo muito simples.

Foi então que o dentista resolveu criar um “esqueminha” dos remédios. Na frente da ilustração de um dos remédios, o que a mulher deveria tomar duas vezes no dia, o dentista colocou imagens de dois comprimidos seguidas de um sol.

Já na frente da imagem do outro remédio, que deveria ser tomado pela paciente a cada 12h, Ricardo colocou também dois comprimidos, sendo que um deles aparece embaixo do desenho de um sol e o outro embaixo da imagem de uma lua.

O dentista disse que, “em breve”, a paciente vai retornar para continuar os procedimentos no consultório. “Também estou ansioso para saber o desfecho de tudo isso, e também em solucionar o problema dentário dela”.

Ricardo ainda disse que a atitude em ilustrar a receita para orientar de forma melhor a paciente foi de humanização e que não imaginou que o caso fosse ganhar tanta repercussão na internet.

“Quando postei nas redes sociais, não imaginava em hipótese alguma essa repercussão. O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede, apesar de ser muito importante investir nisso, mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade, que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado”, relatou. (G1/Bahia)

google news