O Vitória acabou com o jejum de dois jogos sem gols ao vencer o Sampaio Corrêa, por 2 x 1, na noite de quarta-feira (28). Essa foi a primeira virada do Leão na temporada 2023, depois de 10 confrontos saindo atrás no placar. No Barradão, o Rubro-Negro tomou um gol de Ytalo logo aos quatro minutos do primeiro tempo, mas cresceu na partida e buscou o triunfo com Wagner Leonardo e Welder na etapa final.
Somando as partidas deste ano, o time comandado por Léo Condé contabiliza nove derrotas e um empate quando começa em desvantagem. Pela Série B, os adversários que marcaram primeiro – Atlético-GO, Mirassol, Criciúma e Guarani – venceram os baianos em quatro jogos disputados.
Em entrevista coletiva após a partida contra o Sampaio, Condé falou que esse foi um assunto discutido com os jogadores. O treinador ressaltou a “postura boa” e a “tranquilidade” da equipe dentro de campo para conseguir reverter o placar. “Conversamos muito com os jogadores, algo que estava preocupando quando saíamos atrás. Falamos que poderia acontecer e que tínhamos que manter tranquilidade e jogar”, disse.
Na verdade, a seca de viradas no Leão vem desde o início da temporada passada. A última, até então, havia sido em março de 2022 – contra o Bahia de Feira, 2 x 1, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano, do qual a equipe foi eliminada.
De lá para cá, o Rubro-Negro saiu atrás no marcador em 20 confrontos válidos por várias competições – Copa do Brasil, Série C, Série B e Campeonato Baiano. Foram 18 derrotas, dois empates e um aproveitamento de 3,3%.
Os desafios da Segundona continuam, e o Vitória volta a entrar em campo contra o Juventude, às 15h30 do próximo domingo (2). A partida, válida pela 15ª rodada da competição, será no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). (Metro1)