Os deputados Laura Carneiro (PSD) e Marco Feliciano (PL) discutiram, nesta quinta-feira (24), durante a sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de janeiro. O momento foi registrado por jornalistas que estavam no local.
A confusão começou enquanto a sessão estava suspensa, e Feliciano protestou contra o presidente da Comissão, o deputado baiano Arthur Maia (União), que havia cortado o microfone dos parlamentares até a chegada do depoente, o militar Luís Marcos dos Reis. Feliciano chamou Maia de “ditador”.
Diante da insatisfação do deputado, Laura Carneiro saiu em defesa de Maia e disse que o deputado do PL precisava respeitar o presidente da CPI. Os dois discutiram, e Laura Carneiro afirmou a Feliciano: “Aprenda a respeitar mulher e homem também”.
Na sequência, ela bateu na mesa e disse: “Quem conduz esta porcaria é ele [Arthur Maia]. Vá para a porra, aprenda a respeitar mulher”, enquanto Feliciano apenas repetia: “É sobre isso que eu quero falar. É sobre isso que eu quero falar”. Os ânimos foram apaziguados por colegas e a sessão foi retomada.
O mal-estar se iniciou na última terça-feira (22), durante uma reunião sobre a votação de requerimentos, quando Feliciano mandou a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), calar a boca. Segundo Arthur Maia, o clima entre parlamentares ficou “muito acirrado”. Devido a confusão, a sessão do colegiado foi cancelada. (metro1)