Desemprego provoca aumento de busca por defensores públicos, afirma associação

0
51
-
O Brasil tem pouco mais de seis mil defensores públicos estaduais para atender à demanda existente. Imagem: Divulgação

O crescimento dos índices de desemprego no Brasil nos últimos anos apresenta reflexos também na justiça. A procura por defensores públicos, por exemplo, registrou grande aumento, segundo a Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj).

A presidente da entidade, Juliana Lintz, falou sobre o assunto na abertura do 14ª Congresso Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos, que foi sediado no estado e chegou ao fim nessa sexta-feira (15).

“Sou presidente da associação há quatro anos e a crise econômica ficou mais forte. Em alguns municípios, como os que viviam da exploração do petróleo, a demanda mais do que quintuplicou. E todo o ano vem aumentando. No Rio de Janeiro, há defensores em 100% das comarcas, mas ainda acumulamos comarcas, o que não é o ideal. Hoje nós somos quase 800 defensores em atividade, mas precisaríamos de mais uns 20%”, declarou Juliana, segundo informações do portal Conjur.

De acordo com a publicação, o Brasil tem pouco mais de seis mil defensores públicos estaduais para atender à demanda existente. No caso da Bahia, a Defensoria Pública estadual agendou uma audiência pública para a próxima terça-feira (19), com o objetivo de discutir os critérios que vão definir o limite de renda para que uma pessoa seja considerada hipossuficiente e tenha direito à assistência jurídica gratuita. (Bahia Notícia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui