Deus não responde suas orações? Pastor Augustus Nicodemus aponta 3 motivos

“Não é errado pedir a Deus coisas que nos dão prazer e alegria, desde que sejam legítimas e verdadeiras.”

Foto: Reprodução

Na caminhada de fé, o cristão pode se deparar com momentos em que sua oração não é recebe respostas. De maneira didática, o pastor Augustus Nicodemus Lopes preparou uma série no Instagram em que ele explica os motivos pelos quais orações deixam de ser respondidas por Deus.

O pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife fez uma série com três carrosséis em que ele explica os motivos pelos quais Deus deixa de responder às orações de seus servos.

Confira, abaixo, os três motivos pelos quais Deus não responde orações:

Motivação errada (Tiago 4:3)

“As razões pelas quais fazemos as coisas são da maior importância para Deus. A razão final de tudo que fazemos deve ser a glória de Deus. Assim, quando pedimos determinadas coisas, sem que tenhamos como motivação a glória de Deus, estamos, num certo sentido, praticando idolatria. Estamos colocando nossos interesses à frente da glória de Deus.

Não é errado pedir a Deus coisas que nos dão prazer e alegria, desde que sejam legítimas e verdadeiras. Entretanto, mesmo coisas legítimas podem se tornar ídolos. Além disso, não poucas vezes pedimos coisas a Deus para satisfazer desejos secretos de vaidade, projeção, prestígio ou mesmo satisfação do nosso ego. Deus, que conhece nosso coração, vê os nossos motivos e não atende esses pedidos”.

Falta de fé (Tiago 1:6,7)

“Outro fator que acarreta um ‘não’ da parte de Deus é a falta de fé. Nesse contexto, fé é a confiança de que nosso Deus nos ama, é poderoso para atender nosso pedido, e soberano para fazê-lo como desejar. É uma atitude humilde de aceitar qualquer que seja a sua resposta.

A falta de fé faz com que duvidemos, no íntimo do nosso coração, da existência de Deus e do seu interesse em nos ouvir. É um ceticismo profundo da alma quanto às promessas que Deus nos fez na Bíblia. Quando parecer que o Senhor não vai atender o nosso pedido, sondemos o nosso coração: cremos de fato que Ele pode fazer o que pedimos? Confiamos no seu poder e na sua sabedoria? Estamos dispostos a aceitar qualquer que seja a resposta?”

Pecados não tratados (Salmo 66:18)

“Com o propósito de nos levar ao autoexame, arrependimento, confissão e mudança de vida, nosso Deus com frequência nega os nossos pedidos, a fim de chamar a nossa atenção para o fato de que alguma coisa está errada no relacionamento com Ele. Pecados que cometemos e dos quais nunca nos arrependemos – e, portanto, nunca confessamos a Deus e aos envolvidos – são causa frequente de resposta negativa à oração.

Se Deus atendesse as orações de pessoa que vivem na prática do pecado e sem qualquer arrependimento, estaria validando o pecado delas. Se Deus nos dá uma resposta negativa, devemos proceder a um exame sincero de nossa vida, confessar todo pecado conhecido e abandonar toda prática pecaminosa.

Isso não significa que teremos de ser perfeitos moralmente para que Deus nos responda. Se fosse assim, nunca teríamos respostas. O que Deus requer é que nos arrependamos e confessemos a Ele todos os pecados dos quais temos consciência. Somente pecados não confessados impedem respostas de oração”.

por Tiago Chagas / Gospel Mais

google news