Dia das Crianças: conheça a influenciadora mirim que conquistou o Brasil

-
Foto: Juju Teófilo/ Instagram

Espontâneas, criativas e alegres, as crianças são capazes de fazer qualquer pessoa rir enquanto aprendem sobre a vida. No Instagram, uma figurinha encantadora chama atenção por espalhar sorrisos e mensagens bem-humoradas de acalentar o coração. O ícone mirim responde por Juju Teófilo. Com apenas 4 aninhos, a mini-influenciadora esbanja carisma e uma brilhante imaginação. O resultado das qualidades da pequena reflete no número de seguidores. Ela coleciona mais de 1,9 milhão de admiradores na rede social.

Apelidada de Juju, Maria Júlia mora em Fortaleza, no Ceará. A terra-natal explica o fofo sotaque da garotinha e a paixão por quitutes típicos da região Nordeste. Os vídeos, que recheiam o perfil da personalidade, são gravados por seus pais, Renan Sales e Monique Teófilo. Fascinada com a simpatia da influenciadora mirim, a coluna Claudia Meireles estabeleceu a meta de entrevistar a pequena. Como missão dada é missão cumprida, fomos agraciados com a ternura da menina nesta segunda-feira (12/10), Dia das Crianças.

Boom na internet

Juju virou assunto na internet por uma situação um tanto divertida. Em uma noite, ela estava com 1,8 mil seguidores no Instagram e, 24 horas depois, atingiu a marca dos 20 mil. O motivo do boom? Querer comer cuscuz no café da manhã em um restaurante da Disney. À época, a família vivia nos Estados Unidos e uma prima de Monique foi fazer uma visita. A parente reservou um lugar no espaço gastronômico, no entanto, quem não ficou feliz com a surpresa foi a garotinha, que começou a chorar. Ela queria a delícia a qualquer custo.

A familiar fez questão de registrar o pedido de Juju e postou nas redes sociais. Não deu outra. “As pessoas acharam engraçado e repostaram. Vários sites e Instagrams grandes também. O vídeo viralizou como A menina que chorou por cuscuz na Disney. Isso repercutiu em canais de televisão. Foi o primeiro vídeo dela viralizado com apenas 2 aninhos”, recorda a mãe. Até então, não era Monique quem cuidava do perfil da filha, sim duas primas. A dupla já se considerava fã antes da garotinha falar.

“Por causa do vídeo do cuscuz, as primas disseram não conseguir mais administrar a conta dela e fizeram o pedido: ‘Você vai ter de entrar. Tudo o que posta no seu perfil passa a colocar na conta dela’. Assim eu fiz e Juju viralizou outros vídeos”, destaca Monique, mãezona também de Levi, de 9 anos, e Maria Alice, de 8 meses. Os pais da mini-influenciadora jamais imaginaram que a filha faria tanto sucesso, com seu jeito meigo e comunicativo, nas redes sociais.

Levi, Juju e Maria Alice Teófilo
Irmãos Levi, Juju e Maria Alice Teófilo

Como uma brincadeira

Em momentos de reflexão, a mãe olha a quantidade de seguidores e pensa: “Surreal”. Monique é grata pelas pessoas que acompanham e, não só isso, torcem pelo sucesso da filha. “As pessoas parabenizam pela leveza do conteúdo. Procuramos sempre levar tudo com muita tranquilidade. A Juju não tem um cronograma com obrigação de gravar. É sempre na hora dela, no tempo dela”, assegura. A torcida estende-se ao lar dos Teófilo-Sales, pai e mãe são puro orgulho da criança.

De acordo com a Monique, os olhos de Juju brilham ao produzir conteúdo para o perfil. “Minha filha pede e adora gravar. Na verdade, tudo isso é uma grande brincadeira para ela”, afirma. A menina assiste aos vídeos postados e sempre ri de si mesma, garante a mamãe. Dentre as centenas de registros publicados, a personalidade mirim tem um predileto: o vídeo da barata. “Ela diz que o inseto vai comê-la”, conta a matriarca aos risos.

Pérolas

A conta de 1,9 milhão de seguidores é alimentada cotidianamente com fotos e vídeos para lá de espontâneos. Como não há um roteiro e regra de assuntos, os papais conseguem captar as “pérolas” de Juju em até cinco vídeos durante um único dia. Às vezes, eles não gravam devido a correria e por considerar não ser necessário, mas a menina fica a postos por vontade própria. “Juju sempre está querendo filmar”, confirma Monique.

Por conseguirem registrar vários momentos cômicos da criança, os patriarcas guardam os conteúdos e publicam no decorrer da semana. “Sempre temos algo de reserva”, sustenta Monique. Está na ponta da língua da influenciadora mirim conversar sobre comida, assunto favorito de Juju, confessa a mãe novamente aos risos. “Ela passa 24 horas com fome”, revelou. Quase nada esperta, para não dizer o contrário, Juju memoriza algumas conversas dos pais, por exemplo, o processo de emagrecimento da mãezona.

“Tudo o que é abordado dentro de casa e por quem a rodeia, a Juju passa a falar também. Prestei atenção, tenho dito muito sobre emagrecer, pois dei à luz recentemente. Uma criança muito observadora que consegue perceber o que ocorre ao redor. Ela ouve e capta para si, incrível. Às vezes, a escuto falar algo e eu não acredito nas palavras. Eu penso: ‘Meu Deus, essa menina escuta tudo, algo muito dela”, define Monique Teófilo.

Juju Teófilo
Os pais de Juju postam suas “pérolas” no Instagram

No ponto de vista da mamãe, Juju tem uma espontaneidade única, o que ajuda as crianças do outro lado da tela. “Incentiva meninas e meninos a serem eles mesmos. O que posto todos os dia é a Juju dentro de casa ou em qualquer lugar. Não existe roteiro, ela aparece em sua verdadeira essência”, justifica. No dia a dia, a menina assiste desenhos mais antigos, como Scooby Doo e Emília do Sítio do Picapau Amarelo, além dos youtubers infantis.

Explosão de fofura

Fã de cuscuz, Juju tem outro ídolo, o cantor Luan Santana. “Ela ama de paixão. Escuta as músicas, dança e adora”, expõe a matriarca. Inclusive, o artista segue a pequena admiradora e curte os conteúdos. Entre os milhões seguidores da garotinha, constam algumas celebridades. Sabrina Sato, Marília Mendonça, Ticiane Pinheiro e Sophia Valverde deram follow no perfil da mini-influenciadora.

“Vários famosos seguem a Juju e a gente sente-se muito feliz. Primeiro, é uma surpresa, uma honra, ter tantas pessoas com uma expressão artística forte no país”, declara Monique. A mãezona compartilha com a filha sobre as curtidas e comentários das celebridades nas publicações. Ao saber, a criança fica radiante e os olhos brilham de tanta de emoção. “Ela curte demais tudo. Minha sensação é que a Juju nasceu para isso”, argumenta a mãe.

Juju Teófilo
Juju Teófilo conquistou o Brasil com seu carisma e criatividade

Ao ser questionada sobre os vídeos que mais bombaram, Monique elenca o do coronavírus, ou melhor, do “cololavilus”. Ainda com a fala em formação, Juju troca as letrinhas de algumas palavras, a particularidade torna os vídeos uma verdadeira explosão de fofura. Na gravação, a pequena afirma merecer uma “plainha” e deixa a mensagem: “Mãe, eu sinto que vai passar no meu colação. Vai passar logo”.

Com mais de 1,2 milhão de visualizações, o vídeo soma mais de 227 mil curtidas e milhares de comentários. “O vídeo viralizou bastante e foi importante ao momento. A Juju ajudou muitas pessoas a passarem pela situação com um pouco mais de leveza. Foi bem emocionante para a situação”, relembra Monique.

Inclusão

Os vídeos de Juju trazem uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Ana Beatriz Seitz. Antes de traduzir oficialmente os conteúdos, ela costumava incluir a linguagem gestual e postar no próprio perfil. Em determinado dia, Ana mandou um e-mail em que se disponibilizou a fazer a versão. “Naquele momento, vi a oportunidade da inclusão. Às vezes, as pessoas com deficiência auditiva não têm a chance de conseguir esse entretenimento, pois a maioria dos influencers não integraram a Libras”, salienta.

Na avaliação dos pais de Juju, a iniciativa de inclusão deu supercerto rendendo até a amizade entre Monique e a intérprete, Ana. “Tem tanto para oferecer à comunidade com deficiência auditiva. Foi fantástico essa integração. Eles amam a Juju. Para a gente, é muito gratificante poder fazer isso”, finaliza Monique Teófilo. (Metrópoles)