Dia das Mães: shoppings registram crescimento de 28,6% nas vendas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As vendas no Dia das Mães avançaram 28,6% no shoppings do Brasil, entre os dias 2 e 8 de maio, anteo mesmo período de 2021, superando as estimativas do setor, que tinha previsão de aumento nominal de 19%, segundo levantamento realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), com base no Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Em termos de crescimento real, já descontada a inflação, a variação foi positiva em 16% sobre as vendas do ano passado. Se considerarmos o Dia das Mães de 2019, o resultado real foi positivo em 4%, melhor desempenho da data após o início da pandemia, e também acima da perspectiva para este ano (+2,5%).

 Neste ano, o comércio nos shoppings movimentou R$ 5,3 bilhões na semana que antecedeu o Dia das Mães, um montante superior aos R$ 4,9 bilhões esperados na previsão inicial do setor.

 Sobre o valor médio gasto pelos consumidores, foi R$ 198, leve queda de 7% em relação aos R$ 213 do ano passado. Ainda assim, ele é 145,8% superior ao ticket médio de R$ 81 registrado nas lojas de rua.

 O desempenho nas vendas na data é mais um indicativo da recuperação do varejo de shopping aos níveis pré-pandemia e abre a perspectiva de resultados ainda mais animadores ao longo do ano, destaca o presidente da Abrasce, Glauco Humai. 

“Superar as nossas próprias expectativas para a data nos mostra que o público queria retomar o hábito de frequentar shoppings e usufruir de toda a comodidade e praticidade que os empreendimentos oferecem. O resultado do Dia das Mães, após dois anos de contato social restrito, indica que as pessoas queriam compensar aquele período presenteando da melhor maneira possível. Com esse bom desempenho, o setor acredita em uma retomada contínua ao longo dos próximos meses”, destaca.