Diretor médico do HRSAJ revela que há profissionais de saúde com a covid-19: “eles foram identificados rapidamente”

-
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (28), o diretor médico do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus), Dr. Antônio Carlos Assunção Neto conversou com a reportagem da Recôncavo FM e falou quais as medidas tomadas pela instituição de saúde para com o avanço da pandemia da Covid-19 no município e os casos confirmados em seus profissionais de saúde.

Segundo ele, o HRSAJ vem se preparando desde o dia 29 de Janeiro para que possa comportar os pacientes que precisarão da unidade, “aproveitamos esse tempo que a doença se deu, para que a gente fosse amadurecendo os nossos fluxos internos, amadurecendo os processos da unidade, treinando a nossa equipe, o hospital com todo o recurso necessário, com os equipamentos de proteção individual, as medicações, ou seja, tudo que a gente precisa para esse momento que a gente começa a viver agora. A estrutura que desenvolvemos inicialmente é uma estrutura que comporta esse momento que estamos vivendo, a gente tem programações subsequentes, isso tudo rastreado pelos programas da Secretaria Estadual de Saúde e é importante que a gente lembre que HRSAJ é a ferramenta do Governo do Estado da Bahia, então a gente segue as diretrizes da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), a gente faz parte do planejamento do Governo para o enfrentamento da doença no Estado. Não é uma coisa local, não é Santo Antônio de Jesus. Atendemos diretamente a 32 municípios” explica.

O diretor reforça que o HRSAJ está plenamente preparado para o enfrentamento da pandemia, “já tivemos aqui pacientes extremamente graves que tiveram a necessidade de respiração mecânica, que tiveram necessidade de todo o aparato que foi montado para isso, felizmente esses casos evoluíram de maneira bastante positiva,” explica.

Com relação aos profissionais de saúde que trabalham diretamente com os casos de covid-19, o diretor do HRSAJ afirma que todos estão equipados com EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, “os equipamentos são exclusivos desses profissionais de saúde, ou seja, são totalmente diferentes de quem trabalha, por exemplo, na área administrativa ou em Centro Cirúrgico. Quem diz isso não é o HRSAJ, quem diz isso é a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual baseado no estudo extremamente amplo que envolve o mundo inteiro”, explicou.

Durante a entrevista, Dr. Antônio Carlos afirma que há casos de profissionais de saúde contaminados com coronavírus no HRSAJ, “infelizmente temos companheiros que estão contaminados pela doença. Esses profissionais foram identificados rapidamente, também colhido os seus exames e tiveram os diagnósticos confirmados, sendo assim, estão afastados, todos eles com casos leves, até então não houve necessidade da hospitalização de ninguém até nesse momento e nós estamos com várias estratégias internas para que a gente tente identificar os pequenos sinais e sintomas nos colaboradores para que a gente possa detectá-los e aí, de acordo com cada resultado, a gente tomar a atitude necessária”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui