Dobra de velocidade, nas últimas 24h, o afundamento da mina 18, em Maceió

O solo cedeu 13 centímetros nas últimas 24 horas e desde a emissão do alarme de colapso acumula 2,24 metros de rebaixamento

Foto: UFAL

O afundamento do solo na mina 18 da Braskem, no bairro de Mutange, em Maceió (AL), dobrou de velocidade nas últimas 24 horas. A aceleração no rebaixamento foi notificada pela Defesa Civi municipal.

O solo cedeu 13 centímetros nas últimas 24 horas e, desde que o alerta de colapso foi emitido, em 29 de novembro, o terreno já sofreu rebaixamento de 2,24 metros. A informação é do Uol.

O solo chegou a ceder 0,54 centímetros por hora, de acordo com o boletim emitido pelo órgão na noite de sábado (9). Nesta manhã (10), foi registrado afundamento de 0,35 centímetros por hora.

Segundo a Folha de S. Paulo, o risco de colapso da mina 18 está mantido pela Defessa Civil, sendo este o segundo nível mais alto de alerta.

A aréa que corre o risco de colpasar possui diâmetro de 78 metros, condizente a três vezes o raio da mina. O tamanho pode ser comparado ao comprimento de uma piscina olímpica e meia. (Metro1)

google news