Dor de barriga depois da praia pode ser giárdia

Foto: Divulgação

Infelizmente, muitas águas do país são impróprias para banho. Isso porque podem dar muito mais do que uma simples dor de barriga depois da praia, levando a diversas doenças. Entre elas, uma causadora do mal estar, a giárdia. Saiba o que é e seus sintomas principais.

Por que a dor de barriga depois da praia pode acontecer

O quadro é clássico: você volta da praia e depois de uma semana ou 15 dias, começam os primeiros sintomas. Primeiro enjoo, depois gases e uma cólica forte que desencadeia uma tremenda diarreia. Ela tem aparência líquida, gordurosa e um cheiro simplesmente terrível. Um clássico caso de giardíase, causada pelo protozoário Giardia intestinalis, de acordo com o Ministério da Saúde.

A doença leva todo esse tempo para se manifestar por causa do tempo de incubação do parasita. Isso leva entre 5 a 25 dias, porém é normal que os primeiros sinais apareçam no máximo em 10 dias. Tempo o suficiente para que provavelmente você não associe o problema à praia. Crianças podem demorar mais a apresentar os sintomas, mas certamente adolescentes e adultos sentirão logo o efeito.

Como é a transmissão

A transmissão da giardia na praia se dá principalmente quando a pessoa acaba engolindo água do mar contaminada. Porém, essa não é a única forma. Muita gente senta nas barracas, achando que, por ter alguma estrutura, oferecem segurança alimentar. Mas nem sempre é assim, o suco ou até mesmo o gelo podem estar contaminados.

Praias limpas e próprias para banho também podem passar a doença. Isso porque muitas vezes, cachorros podem defecar no local e se eles estiverem contaminados, passarão o protozoário para a água. Por isso é tão importante não levar os cães à praia, a não ser que já tenham feito o checkup para averiguar doenças e tomado todas as vacinas.

Mas essa não é a única forma de contaminação. A giardíase pode ser passada por um alimento ou copo de água contaminado. Além disso, acontece também ao colocar na boca a mão com os cistos, depois de tocar em algo contaminado na rua. O sexo anal desprotegido pode infectar o parceiro, assim como alimentos mal cozidos.

Então, a melhor forma de evitar o problema, que parece estar em todos os locais, é manter as regras básicas de higiene. Além disso, não faz mal dar para toda a família, um remedinho antiparasitário, evitando assim dor de cabeça futura. Com atenção, cuidado e higiene, você pode garantir um verão mais tranquilo para todos. (Dicas Online)

google news