Doria diz que tomará medidas duras contra a Covid mesmo que custe popularidade

Foto: © Amanda Perobelli / Reuters
Foto: © Amanda Perobelli / Reuters

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), publicou um vídeo nas suas redes sociais com anúncios de que vai adotar medidas restritivas ainda mais duras em todo o território paulista, como forma de conter o contágio pela Covid-19, em especial das novas variantes que circulam no país. A CNN antecipou na quarta-feira (10) que o governo iria anunciar a reclassificação do plano São Paulo.

“Teremos que adotar medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus no Estado de São Paulo”, disse. “É a única forma, repito, é a única forma para tentarmos neste momento conter a aceleração das mortes”. 

São Paulo é o único estado da região Sudeste do país que atinge níveis de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 80%, conforme aponta o levantamento feito pela CNN  junto às secretarias de Saúde.

O governador reconheceu a impopularidade das medidas que serão adotadas, mas defendeu a adoção  dos novos protocolos para conter a transmissão e garantir a recuperação econômica o mais rápido possível. 

“O Brasil está colapsando e se nós não frearmos o vírus, não será diferente aqui em São Paulo”, afirmou. O governador disse que a abertura de novos leitos de UTI não é suficiente para garantir a manutenção do sistema de saúde e da segurança sanitária no estado.

De acordo com o governo, São Paulo terá até o final de março 9.200 leitos de UTI ante os 3.500 que dispõe no momento. Doria defendeu as medidas restritivas ao expor que não há profissionais da saúde suficientes para  tratar da demanda cada vez maior de enfermos internados em estado grave.

“Só há duas alternativas para controlar o contágio do vírus nesse momento: a vacina e o distanciamento social”, afirmou.

No final do vídeo, Doria faz um apelo à população para que respeitem as recomendações de distanciamento e cobra colaboração no período de vigência das novas medidas restritivas.

O governador de São Paulo realiza coletiva de imprensa na sede do Palácio dos Bandeirantes às 12h45 desta quinta-feira. O detalhamento das novas medidas restritivas será feito no evento marcado em data excepcional, pois os anúncios de reclassificação são feitos pelos integrantes do governo toda segunda, quarta e sexta.  (CNN)

google news