Duas cidades da Bahia terão eleições acompanhadas pela Polícia Federal

(Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil)

Uma equipe formada por agentes da Polícia Federal (PF) chegou, na manhã de sexta-feira (13), a Monte Santo e Cansanção, municípios vizinhos localizados na região Sisaleira da Bahia, para acompanhar as eleições deste domingo (15). A PF já esteve presente visitando comitês eleitorais nas duas cidades.

De acordo com a PF, os agentes atuarão em apoio à Justiça Eleitoral, no exercício de suas funções constitucionais como Polícia Judiciária Eleitoral. No total, 4.750 policiais federais estarão mobilizados, atuando de forma preventiva e repressiva, com o propósito de garantir a segurança e normalidade do pleito e o exercício do pleno direito dos eleitores em todo o território nacional.

Mesmo antes do início oficial das ações, a PF já atende às requisições da Justiça Eleitoral e se faz presente em regiões nas quais foram detectadas situações de maior sensibilidade, histórico de conflitos e problemas relacionados a crimes eleitorais. Destacam-se as ações de combate à atuação de organizações criminosas no processo eleitoral e à desinformação devido a propagação de fake news.

A presença da Polícia Federal nessas cidades da Bahia, que compõem a Quinquagésima Zona Eleitoral, se deve a uma disputa acirrada entre as duas forças políticas tanto no município de Monte Santo quanto Cansanção, onde já foram registrados fatos violentos com suspeitas de viés político.

Por essa razão, a Juíza Eleitoral Sirlei Caroline Alves Santos solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA), providências para garantir a lisura das Eleições Municipais, temendo pela segurança, tanto dos candidatos que disputam o pleito quanto pela segurança dos próprios eleitores. (Varela)

google news
  • TAGS