O candidato não é obrigado a preencher uma segunda opção de curso no Sisu. Mas vale lembrar que é possível colocar o mesmo curso, na mesma universidade, só que em turnos diferentes. Por exemplo: Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), turno da manhã, na primeira opção e Comunicação Social na UFRJ no turno da noite, na segunda opção.
É legal pensar com carinho na segunda opção, viu? Ela pode ser uma forma de aumentar suas chances de passar para o curso e instituição que você tem certeza que quer entrar ou também de dar a chance a um outro caminho interessante para seu futuro.
Durante o período de inscrições, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Mas, atenção! Será considerada válida a última inscrição realizada. No final do prazo, este ano no domingo (26), o Sisu selecionará os melhores candidatos em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem.
Mas e se o desempenho do candidato permitir o ingresso nos dois cursos preenchidos? Prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
Diariamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso e deixa disponível na página do programa na internet. Para acessar os números, basta entrar no site e clicar na aba ‘vagas’. No campo de busca, digite a cidade, instituição ou curso desejados e faça a escolha. Clique no curso desejado e verifique a nota de corte localizada na descrição de cada modalidade.
Para saber a posição em relação a outros estudantes, o candidato deve entrar com seu login e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acessar sua página de inscrição. (Guia do Estudante)