Nesta segunda-feira (8), o eclipse solar total reuniu milhares de observadores na América do Norte, principalmente no Canadá, Estados Unidos e México. O fenômeno pode ser observado também, parcialmente, em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental. Infelizmente, o Brasil ficará de fora desta vez, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse.
Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. Segundo o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas, no sul dos EUA e o leste do Canadá.
Os interessados em acompanhar o eclipse poderá assistir à transmissão ao vivo no canal do YouTube do Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade.
Fonte: Metro1