Em nota ao Voz da Bahia, Votorantim afirma que Barragem de Pedra do Cavalo é segura e moderna

-
Foto: Votorantim

Devido as tragédias que ocorreram recentemente envolvendo barragens, muitas informações inverídicas foram propagadas nas redes sociais em relação a barragem Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, localizada na divisa de São Félix e Cachoeira, municípios do recôncavo da Bahia.

Em Nota ao Voz da Bahia, a Votorantim assegura que a estrutura da mesma encontra-se segura e passa por manutenção periódica. Ressalta que a Pedra do Cavalo é uma engenharia moderna; a nota combate as ‘enxurradas’ de notícias falsas sobre a segurança da Usina.

A barragem tem como função principal abastecimento de água à Região Metropolitana de Salvador (RMS), sendo a principal fonte devido ao fato de fornecer 60% de todo o recebido.

Contudo, ainda segundo a nota explicita é que foi idealizada para regularizar a vazão evitando as cheias que assolavam as cidades à jusante, às margens do Rio Paraguaçu: de um lado a cidade de São Félix, do outro, Cachoeira, cidades históricas importantes da Bahia.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

“A Votorantim Energia afirma que suas barragens são seguras e possui uma equipe interna para fiscalizá-las e monitorá-las constantemente. A barragem da Usina Hidrelétrico Pedra do Cavalo é do tipo “enrocamento” (maciço composto por blocos de rocha compactados) e a forma como a usina foi projetada faz com que sua estrutura continue sendo uma das mais seguras da engenharia moderna.”

Votorantim Energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui