Diversas representações diplomáticas, incluindo a Embaixada do Brasil, foram alvos de ataques em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC). Os incidentes levaram o Itamaraty a emitir uma nota de “grave preocupação” na noite dessa terça-feira (28).
De acordo com o comunicado, os funcionários da embaixada brasileira estão em segurança. Contudo, a bandeira nacional foi arrancada e levada por manifestantes durante a invasão.
O governo brasileiro destacou o “princípio básico da inviolabilidade das missões diplomáticas” e enfatizou a responsabilidade do país anfitrião em garantir a segurança das embaixadas e seus colaboradores. O Itamaraty ainda manifestou confiança de que o governo congolês tomará medidas para controlar a situação.
Em nota anterior, o Brasil já havia demonstrado preocupação com a intensificação dos conflitos no leste da RDC, especialmente na cidade de Goma. Os confrontos resultaram em ataques contra tropas da missão da ONU e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, deixando 13 integrantes mortos.
O governo brasileiro lembrou sua tradicional participação na missão de paz, atualmente com 22 militares em atuação na região.