Embaixada russa publica foto dos Brics com Temer no lugar de Bolsonaro

Tuíte compartilhado pela embaixada da Rússia no Reino Unido mostra foto de encontro dos Brics de 2016 com Michel Temer Imagem: Twitter/Reprodução

A embaixada da Rússia no Reino Unido publicou no Twitter nesta sexta-feira, 15, uma foto de um encontro dos Brics que mostra o ex-presidente Michel Temer, e não Jair Bolsonaro. A imagem viralizou nas redes sociais.

Na publicação, a embaixada cita uma declaração do presidente russo, Vladimir Putin, sobre o avanço das tecnologias de geração de energia nuclear. “A Rússia tem as tecnologias de geração de energia nuclear mais amigáveis e sustentáveis. Estamos prontos para expandir nossa cooperação com os países dos Brics para o benefício mútuo dos projetos nucleares”, diz a mensagem que acompanha a foto.

A imagem, porém, é de um encontro informal realizado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul na cidade chinesa de Hangzhou em 2016. Além do ex-presidente Michel Temer, a foto também está desatualizada por mostrar o ex-presidente sul-africano Jacob Zuma e não o atual líder do país, Cyril Ramaphosa.

Os Brics se reuniram na quarta e quinta-feira desta semana em Brasília para a 11ª cúpula do grupo. Durante o evento, Bolsonaro realizou reuniões bilaterais com os líderes de todos os países da aliança.

Ao final da cúpula, as nações publicaram uma declaração em que reafirmaram seu compromisso com o multilateralismo nas relações internacionais e a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, mas deixaram de fora qualquer menção às crises na Venezuela e na Bolívia. (Veja)