Enem 2024: estudantes realizam o segundo dia de provas neste domingo

Provas de matemática e ciências da natureza encerram o Exame Nacional do Ensino Médio

Foto: Reprodução

Neste domingo (10), estudantes de todo o Brasil participam do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. Os portões dos locais de prova fecham às 13h, e o exame começa pontualmente às 13h30.

Hoje, os candidatos enfrentam 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, abrangendo conteúdos de química, física e biologia. A saída dos participantes é permitida a partir das 15h30, com o encerramento total da prova previsto para as 18h30.

Assim como no primeiro dia, todos os candidatos devem portar uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, além de um documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital.

Entre os documentos aceitos estão: cédula de identidade emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; carteiras de ordens ou conselhos de classe; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após janeiro de 1997; e documentos digitais como e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital, desde que acessados pelo aplicativo gov.br.

Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação de inscrição.

Os estudantes também podem levar lanches e água para se manterem alimentados e hidratados durante as cinco horas de duração do exame.

Participantes que perderam o primeiro dia de prova ainda podem realizar o segundo dia neste domingo. Para aqueles que enfrentaram problemas logísticos ou foram diagnosticados com doenças infecciosas, como tuberculose, influenza ou covid-19, o Inep permite a solicitação de reaplicação do exame entre os dias 11 e 15 de novembro, até as 23h59 do último dia.

O pedido deve ser feito pela Página do Participante e, se aprovado, os candidatos poderão refazer o exame em uma das datas alternativas, agendadas para 10 e 11 de dezembro.

google news