Ensino superior à distância supera presencial em 2018

-Fotos: Luis Fortes/MEC
Fotos: Luis Fortes/MEC

Foi divulgado nesta quinta-feira (19), o resultado do Censo da Educação Superior, que é realizado anualmente pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Segundo o estudo, em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6,3 milhões em cursos presenciais. O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.

“É a primeira vez que você tem um maior ensino a distância do que presencial. Acho que é uma tendência nacional e mundial, só tende a se consolidar e ampliar”, declarou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Total de estudantes

O Brasil tem 8,4 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, 24,6% deles em instituições públicas. Um total de 3,4 milhões de estudantes ingressou em cursos de graduação em 2018. No mesmo ano, 1,2 milhão de estudantes concluíram a educação superior. As informações do censo foram coletadas em 2.537 instituições, 2.238 delas privadas. Neste grupo, estão matriculados 75% dos estudantes, cerca de 6,3 milhões de alunos.

Além destes dados, o Censo oferta informações sobre:

  • vagas e cursos oferecidos;
  • financiamento estudantil;
  • perfil dos docentes;
  • cursos presenciais e a distância;
  • recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, entre outras.

Censo da Educação Superior

O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, bem como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior.

O Censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas do setor, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

A atuação do Inep se concentra na apuração, produção e tratamento das estatísticas.

Todos os dados do Censo da Educação Superior 2018 estão disponíveis no portal do Inep. (Com informações do Inep)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui