Enxurrada que atinge cidades do sudoeste da Bahia causa alagamentos e deixa pessoas desabrigadas

Cidades como Vitória da Conquista e Caraíbas estão em alerta laranja segundo o Inmet.

Uma forte chuva atinge Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, que fica no sudoeste do estado. De acordo com a prefeitura do município, por causa da força da água, 30 casas ficaram alagadas e as famílias tiveram que sair do local.

O caso foi registrado no bairro de Campinhos. Os afetados foram deslocados para casas de parentes, mas serão realocados em abrigos da prefeitura. Na sexta-feira (21) foram registradas diversas quedas consecutivas de energia em bairros da cidade.

De acordo com a gestão do município, eram esperados 40mm de chuva, porém, apenas nas últimas 72h, mais de 84mm foram registrados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade está em alerta laranja, situação que indica riscos de fortes chuvas e alagamentos. Ainda segundo o Inmet, os temporais são causados pelo avanço de uma frente fria sobre a região que inclui o estado da Bahia.

Chuva em Caraíbas

Uma enxurrada causou alagamentos em ruas e avenidas do município de Caraíbas, no sudoeste da Bahia. Segundo a Defesa Civil do município, foram mais de 200 mm de chuva até o início da tarde. Apesar do alto índice de chuva, não há registro de feridos ou desabrigados.

A chuva, que se iniciou na madrugada de sexta-feira (21) gerou alguns buracos, além de ruas e avenidas que tiveram o calçamento arrancados, ainda na manhã.

De acordo com o Inmet, o município também se encontra em alerta laranja até o próximo domingo (23). Para este sábado (22), a temperatura pode atingir os 29ºC, com pancadas de chuva isoladas.

Ainda segundo a Prefeitura de Caraíbas, não há ocorrências mais graves, mas algumas ruas e avenidas tiveram o calçamento arrancados e alguns buracos se formaram. Equipes da gestão municipal trabalham na limpeza das ruas e levantamento dos prejuízos. (g1)

google news