A equipe jurídica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou o Tribunal Superior Eleitoral para solicitar a retirada de um vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro que associa o chefe do Executivo a esquemas de corrupção.
Segundo os advogados, o conteúdo utiliza trechos de entrevistas e citações da delação do ex-ministro Antônio Palocci, no contexto da Operação Lava Jato, para construir uma narrativa considerada enganosa.
Na ação, a defesa argumenta que o parlamentar estaria utilizando as redes sociais para disseminar informações falsas e prejudicar a imagem do presidente, especialmente em período de pré-campanha.
O pedido protocolado no TSE também solicita direito de resposta, com a mesma visibilidade do conteúdo original, incluindo eventual impulsionamento na plataforma onde o vídeo foi divulgado.
Ainda de acordo com os advogados, investigações relacionadas aos fatos mencionados já foram arquivadas, e o material publicado teria caráter eleitoral ao resgatar conteúdos antigos fora de contexto.
O vídeo citado já soma mais de 1,6 milhão de visualizações, o que, segundo a equipe jurídica, amplia o impacto e pode influenciar a opinião pública antes do período oficial de campanha.
A ação aponta ainda que a circulação de desinformação fora do calendário eleitoral pode gerar efeitos antecipados no cenário político, dificultando a distinção entre fatos e versões por parte da população.
O caso será analisado pela Justiça Eleitoral.


