Eunápolis: Servidores e agentes comunitários entram em greve

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma parte dos servidores municipais e agentes comunitários de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, decretaram greve por tempo indeterminado. Eles pararam as atividades nesta segunda-feira (5). Segundo a TV Santa Cruz, os grevistas reivindicam reajuste no salário e no plano de carreira da categoria., no caso a incorporação de 2% com base no salário de cada servidor. Para os agentes comunitários, o sindicato da categoria (Sindiacscer) cobra uma solução para o impasse. A representação afirma que a paralisação das atividades pode comprometer os serviços oferecidos a comunidade, principalmente neste período de pandemia.

Procurado pelo site, a prefeitura de Eunápolis disse que desde o início do ano tenta negociar com os sindicatos. A gestão apresentou uma proposta de reajuste salarial de 4,31%, referente às perdas inflacionárias. No entanto, as categorias não aceitaram o acordo. A prefeitura declarou ainda que as negociações ficaram suspensas durante a pandemia, mas já foram retomadas em setembro, mas por causa do período eleitoral, por lei, não é possível o reajuste neste momento.

O sindicato das categorias disse que o acordo não foi feito porque a proposta da prefeitura é abaixo do pedido pelos trabalhadores, em torno de 7% na progressão salarial. (BN)