Fake News: Cartão Nacional de Saúde não mudou, afirma secretaria; entenda

-
Foto: reprodução/redes sociais

É falsa a informação de que o Cartão Nacional de Saúde (CNS) mudou, conforme imagem que está circulando no aplicativo de conversa WhatsApp.

Na imagem (acima), uma espécie de anúncio, consta que todos os cartões que não iniciarem com o número 7 deverão ser atualizados. Procurada pela equipe de jornalismo, contudo, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) desmentiu a “notícia”.

SOBRE

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde. Este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico. 

COMO FAZER

No Portal de Saúde do Cidadão é possível fazer um pré-cadastro, onde você informará os dados solicitados e, no final, é gerado um protocolo do cadastro. Com esse protocolo, procure o local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde em seu município com os seus documentos e assim o seu pré-cadastro será validado. Após isso, será gerado o número do Cartão Nacional de Saúde que será impresso na hora.

Os documentos necessários são:

– Documento de identificação com foto (RG, Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação ou Passaporte);
– Certidão de Nascimento para usuário menor de 16 anos;
– CPF para pacientes maiores de 16 anos;
– Comprovante de residência

Mais informações podem ser acessadas no site da Secretaria Municipal de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui