Federação de trabalhadores chineses chama bolsonaristas de ‘ignorantes políticos’

-
Foto: Alan Santos/PR

Depois de chamar bolsonaristas de “ignorantes políticos”, a Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU) se comprometeu a colaborar na liberação de insumos para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

O ACFTU é o sindicato oficial da China, ao qual todas as organizações de trabalhadores do país são afiliadas, e por isso é considerada a maior entidade sindical do mundo. Embora tenha começado a campanha de imunização com a Coronavac​, o Brasil corre o risco de ficar sem matéria-prima para a produção das doses necessárias para os próximos meses.

As relações entre Brasil e China desgastaram-se ao longo do mandato de Jair Bolsonaro (sem partido), especialmente pela ação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

“As palavras de alguns ignorantes políticos não vão comprometer as relações amistosas entre a China e Brasil”, disse An Jianhua, membro da direção executiva da ACFTU e chefe das relações internacionais da organização, em reunião realizada nesta semana.

“Vamos usar todos os nossos canais e esforços para levar a mensagem de vocês [centrais] ao governo central e ao Partido [Comunista Chinês] sobre as necessidades imediatas do povo brasileiro ante a pandemia”, completou. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo. (bahia.ba)