Feira de Santana: Alunos aprendem na prática produção farmacológica

Foto: Divulgação / Marta Nascimento - UNIRB

Para por em prática os ensinamentos sobre a elaboração de produtos de higiene pessoal, produtos capilares e hidratantes, os estudantes do curso de farmácia do Centro Universitário UNIRB  estão tendo aulas práticas dentro da indústria cosmética Ewwá, localizada na cidade de Feira de Santana, no Portal do Sertão. 

O coordenador do curso, Lucas Medeiros, explica a relação entre a farmácia e a cosmetologia. “A função do Farmacêutico Cosmetologista é promover uma melhor qualidade de vida e saúde através do cuidado estético. A especialidade exige do profissional atuação em níveis operacionais, voltados na gestão e controle de qualidade”, disse.

De acordo com a instituição, os alunos aprendem sob a supervisão dos profissionais da área a por em prática o que veêm na teoria. Ainda de acordo com Lucas Medeiros, na Indústria Ewwá cosméticos, os alunos de farmácia participam dos processos de fabricação dos produtos capilares e de higiene pessoal, desde a formulações cosmética, criação e testes, até a garantia da qualidade dos produtos e suas composições.

“A aula prática, de certo modo, nos dar oportunidade de experimentar tudo que acompanhamos na aula. Na Ewwá, a gente tem o contato com todos os materiais e procedimentos visto na teoria, que podem ser feitos em um laboratório. Aqui somos responsáveis pela elaboração de formulas, junto com os outros profissionais da fábrica; realizamos testagem das substâncias, pesamos e aquecemos os produtos, tudo que precisamos para ter uma mercadoria de qualidade”, disse Anna Victória Ribeiro, estudante de farmácia da UNIRB.

Para a Dra. Amanda Santana, Gestora de desenvolvimento de produtos, o cosmetologista pode atuar tanto na gestão farmacêutica da indústria, como pode coordenar e realizar estudos de estabilidade físico-química e microbiológica das formulações aprovadas, registrar produtos aprovados em órgãos sanitários competentes, manipular as matérias primas, substâncias ativas e promover treinamentos, ressalta.
  (BN)

google news