Finalíssima 2026 entre Argentina e Espanha é cancelada pela Uefa

Decisão foi tomada após escalada de conflitos no Oriente Médio; partida estava marcada para março no Catar

Foto: UEFA

A Uefa anunciou neste domingo (15) o cancelamento da Finalíssima 2026, confronto que reúne os campeões da Copa América e da Eurocopa. A partida entre Argentina e Espanha estava prevista para o dia 27 de março, em Doha, no Catar.

Segundo a entidade europeia, a decisão foi tomada por causa da escalada dos conflitos no Oriente Médio, o que inviabilizou a realização do evento no local inicialmente planejado.

A Uefa informou ainda que tentou encontrar alternativas para manter o jogo no calendário. Entre as possibilidades analisadas estavam a realização da partida no estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, a disputa em formato de ida e volta — com um jogo em cada país — ou até mesmo a escolha de outro campo neutro.

No entanto, de acordo com a entidade, todas as propostas foram rejeitadas pela Associação de Futebol da Argentina (AFA).

“Com forte determinação em salvar a importante partida, e apesar das compreensíveis dificuldades de realocar um jogo de tamanha importância em um prazo extremamente curto, a Uefa explorou outras alternativas viáveis, mas todas se mostraram inaceitáveis para a Federação Argentina de Futebol”, informou a Uefa em nota.

A Argentina é a atual campeã da Finalíssima. Na última edição, realizada em 2022, a seleção argentina venceu a Itália por 3 a 0, em partida disputada antes da Copa do Mundo.

google news
senac