Fogo em área de preservação ambiental é controlado pelos bombeiros em Santa Terezinha

Fotos: Criativa Online

O incêndio que atingiu a Serra da Jiboia, em Santa Terezinha, foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros e quase 100 voluntários que trabalharam no combate à ocorrência. Segundo os militares, os últimos focos foram apagados ainda na tarde de quarta-feira (20).

O presidente da Câmara de Turismo da cidade, Manuel Brito, disse que as equipes trabalhavam no local também durante a noite, monitoram a área nesta quinta-feira (21) e fazem o trabalho de rescaldo na vegetação.

Ao todo, cerca de 15 hectares foram destruídos pelas chamas. O fogo começou por volta das 6h30 e, ainda durante a manhã, três hectares de mata já haviam sido destruídos. O incêndio atingiu a região de Serra da Jiboia, em Santa Teresinha, na manhã de quarta-feira (20). Equipes do Corpo de Bombeiros e cerca de 100 voluntários trabalharam para tentar controlar as chamas.

O grupo tentou fazer um aceiro, técnica onde se abre um espaço entre a vegetação para evitar a propagação das chamas. Segundo informações da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia, houve cerca de 30 focos de incêndio em vegetação de mata mais alta na serra.

Na área funciona um Bike Park público. Em vídeos divulgados por voluntários era possível ver grandes focos de incêndio. Os bombeiros ainda não sabem o que originou o fogo. Em janeiro de 2017, o local também pegou fogo. Na ocasião, um carro em chamas foi abandonado na região, e parte da vegetação da caatinga e do cerrado foi destruída.  (G1)