Governador da Bahia diz que restrições de atividades em Guanambi serão prorrogadas até segunda

Governador da Bahia diz que medidas restritas em Guanambi vão até segunda-feira — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa, disse que as medidas restritivas em Guanambi, no sudoeste baiano, vão até as 5h de segunda-feira (15). A informação foi divulgada durante o Papo Correria, encontro virtual em que o gestor estadual responde a perguntas da população em uma transmissão online.

As medidas mais restritivas para prevenção da Covid-19 na região começaram na sexta-feira (5) e iriam valer até as 5h de quarta-feira (10) em Guanambi e outras 21 cidades. No Papo Correria, Rui não detalhou, no entanto, se as medidas também vão valer para os outros 21 municípios.

Rui Costa se reuniu virtualmente na manhã desta terça-feira com o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, e eles optaram pela prorrogação do decreto.

O decreto com as medidas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta e autorizava apenas o funcionamento de atividades essenciais.

São considerados serviços públicos essenciais, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Durante a restrição, podem funcionar atividades relacionadas à saúde e comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, além do transporte e do serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer, com capacidade máxima de lotação de 30%, distanciamento social e uso de máscaras.

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres só podem operar de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h.

De acordo com a medida, estabelecimentos de serviços estéticos não serão consideradas como unidades de saúde.

As medidas restritivas também foram determinadas em ouras cidades da Bahia, como em Serrinha, a cerca de 180 Km de Salvador, e 14 municípios da região, mas as medidas estão previstas para serem encerradas as 5h de quarta-feira. Salvador e região metropolitana também passam por restrições e o decreto vale até dia 15 de março. (G1)

google news