Governador do Estado autoriza abertura do novo edital de concurso do SEFAZ para Agente de Tributos

Foto: Divulgação

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia vai abrir seu novo edital de concurso público ( Concurso SEFAZ BA ) em breve. O processo de dispensa de licitação confirma a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora do próximo certame.

Agora, com a banca definida, o próximo passo será a assinatura de contrato entre as partes. Após isso, o edital será publicado. Segundo estimativa da Secretaria de Administração do Estado da Bahia, a publicação do edital deve ocorrer até a primeira quinzena de dezembro deste ano .

O concurso da SEFAZ-BA para a carga de Agente de Tributos Estaduais vai oferecer 49 vagas. O ingresso dos negócios aconteceuá em 2022.

Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter nível superior. Os ganhos atuais ainda não foram informados.

Em 2019, o concurso foi autorizado com 20 vagas, quantitativo menor da permissão de 2021.

Além do governador, o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (SINDSEFAZ) também confirma o novo concurso.

Último concurso da SEFAZ BA

O último concurso da Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia foi divulgado em 2019. As oportunidades oferecidas para a carga do Auditor Fiscal do Estado. O certame registrou 17.286 inscritos.

Segundo informações da banca, a maior concorrência para área de Administração Tributária, com 7.332 candidatos para 19 vagas, o que resulta em uma concorrência de 473 candidatos por vaga (na ampla concorrência). Em segundo lugar, ficou a especialidade de Administração, Finanças e Controle Interno, com 8.084 candidatos. Aqui, a concorrência é de 380 candidatos por vaga. Na área de Tecnologia de Informação religiosa 1.871 inscrições, gerando uma disputa de 127 candidatos por vaga.

De acordo com o documento publicado, foram ofertadas 60 vagas distribuídas entre três especialidades da carreira. A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizou o concurso.

As vagas foram distribuídas entre as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno (24 vagas); Tecnologia da Informação (17); e Administração Tributária (19). Para concorrer, foi necessário o curso Superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados, obrigado pelo Ministério da Educação – MEC.

A remuneração para a classe inicial do cargo de Auditor Fiscal foi composta de uma parte fixa correspondente ao vencimento básico no valor de R $ 1.970,72 e de uma parte variável correspondente à Gratificação de atividade Fiscal no valor de R $ 1.970,72 e R $ 9.459,45, que pode ser adicionado pelo pagamento do Prêmio por Desempenho Fazendário, cujo valor máximo é de R $ 4.389,18.

O cargo de Auditor Fiscal foi composto por:

a) Prova I – Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais: para todos os candidatos inscritos – etapa eliminatória e classificatória;

b) Prova II – Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos: para todos os candidatos inscritos – etapa eliminatória e classificatória;

c) Prova III – Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos: para todos os candidatos inscritos – etapa eliminatória e classificatória realizada com a Prova II – Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;

d) Prova IV – Prova de Títulos: para os auto-candidato na Prova III – Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos – etapa classificatória.

Sobre o órgão

A Secretaria Estadual da Fazenda é responsável por controlar a arrecadação de tributos estaduais, tendo a responsabilidade ainda, da receita e despesa do Estado. Além disso, o órgão tem papel de controlar a despesa e exercer a função de tesouraria das finanças estaduais.

Informações do concurso
  • Concurso : Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia (Concurso SEFAZ BA 2018)
  • Banca organizadora : FGV
  • Número de vagas : 49
  • Remuneração : não revelado
  • Inscrições : a definir
  • Taxa de Inscrição : a definir
  • Provas : a definir
  • Situação : PREVISTO ( Notícias e Concurso)