Hemoba terá horário de funcionamento especial no período junino

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) terá um horário de funcionamento especial no período junino.

No dia 23, o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 17h; as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 9h às 17h; e dos hospitais Ana Nery, Santo Antônio e do Subúrbio não terão atendimento. Já em 24 de junho, Dia de São João, todas as unidades estarão fechadas na capital baiana e no interior.

No momento, a Hemoba está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados de responsável legal. Antes de comparecer para a doação, o voluntário deve estar descansado e alimentado, não fumar por pelo menos 2h e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Os doadores também devem evitar consumir alimentos gordurosos.

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19 como Astrazeneca, Pfizer e Jassen impedem a doação de sangue por 7 dias.
23 de Junho
Hemocentro Coordenador – 7h30 às 17h;
Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – 09h às 17h;
Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio – fechadas.

24 de Junho
Todas as unidades fechadas.

25 de Junho
Hemocentro Coordenador – 7h30 às 12h;
Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – 9h às 18h;
Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio – fechadas.