Homem serve sanduíche e café para pessoas em busca do auxílio emergencial em Salvador; imensas filas seguem nesta terça

Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

Grandes filas se formaram mais uma vez, nesta quarta-feira (5), em frente às agências da Caixa de Salvador e interior da Bahia, para o saque do auxílio emergencial. Diante do cenário, e com muita gente chegando ao local ainda na madrugada, um morador da capital baiana resolveu servir pão e café para as pessoas na fila.

De luvas e máscara, o homem levou uma grande garrafa térmica e serviu café em copos plásticos que ele mesmo doou. Além do café, ele fez sanduíches de queijo e presunto em casa, que foram devidamente embalados e doados fechados para a população.

“Nossos governantes não fazem, então temos que fazer. Isso aqui não é nada. Que Deus abençoe a todos e que passe logo essa pandemia. Quem quiser agradecer, pode agradecer a Deus”, disse o homem.

No bairro de Periperi, onde o morador fez as doações, a fila está enorme. Por volta das 7h, agentes da Caixa começaram a organizar a fila para o atendimento que começa às 8 e segue até 14h.

Também há imensas filas em outras cidades da Bahia, como é o caso de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador; Barreiras, no oeste do estado, e Vitória da Conquista, no sudoeste.

Desde a última segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal começou a liberação dos saques em dinheiro para os beneficiários que estão recebendo o valor por meio da Poupança Social Digital.

A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai até terça-feira (5).

Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.

Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Confira o calendário de saques:

  • 27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril: nascidos em março e abril
  • 29 de abril: nascidos em maio e junho
  • 30 de abril: nascidos em julho e agosto
  • 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro

Como sacar

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque. (G1)

google news