Hospitais da Bahia, entre eles o HRSAJ, recebem capacetes de ventilação não invasiva para tratamento de pacientes com Covid-19

Capacete Helmet ajuda a diminuir intubação de pacientes com Covid-19 — Foto: Divulgação/Sesab

Para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19, 13 hospitais da Bahia começaram a receber capacetes de ventilação mecânica não invasiva, conhecidos como Helmet. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 270 unidades foram enviadas aos hospitais desde a última semana.

De acordo com a Secretaria, a compra dos materiais foi feita em fevereiro, mas não detalhou a data. Segundo a Sesab, o equipamento pode ser utilizado associado a um ventilador mecânico, de forma que não haja necessidade de intubar o paciente com Covid-19.

Ainda segundo informações da Sesab, a utilização do capacete pode reduzir a inflamação pulmonar e o esforço do paciente para respirar, o que previne a intubação e evita a ventilação mecânica invasiva com alto risco. Por ser um dispositivo vedado, o capacete pode diminuir as chances de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus.

A estrutura do capacete permite a formação de um ambiente com pressão positiva e enriquecido com oxigênio, informou a Sesab. A maior parte do material é feita com PVC atóxico, com a membrana de vedação do pescoço produzida com látex ou silicone.

Na Bahia, desde fevereiro deste ano, o Hospital Calixto Midlej Filho utiliza o equipamento, em Itabuna. Segundo o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, entre os pacientes que tiveram acesso ao tratamento com o capacete foi observada a estabilidade mais rápida da insuficiência respiratória causada pela doença, o que reduziu o tempo de internação.

Até o momento, foram distribuídas 150 unidades de tamanho G e 120 de tamanho M. Nos próximos dias, uma segunda remessa do equipamento, com 130 capacetes, será enviada aos hospitais. Porém, não foi detalhado a data das entregas.

Veja lista de hospitais:

  • Hospitais Espanhol, Metropolitano e Arena Fonte Nova – Salvador
  • Hospital Regional da Chapada – Seabra
  • Hospital Geral Clériston Andrade – Feira de Santana
  • Hospital do Oeste – Barreiras
  • Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
  • Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães – Porto Seguro
  • Hospital Regional de Jequié e Hospital Regional Prado Valadares – Jequié
  • Hospital de Caetité
  • Hospital Costa do Cacau – Ilhéus
  • Hospital Geral de Vitória da Conquista (G1)