Hospital de Salvador recebe doação de leite materno; saiba como ajudar

Hospital de Salvador promove campanha de arrecadação de leite materno — Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Mulheres que estão amamentando podem realizar doação de leite materno. As doações podem ser entregues ao banco de leite da Maternidade Dulcineia Moinho, que funciona no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador.

Por conta da pandemia, o banco de leite da unidade registrou uma queda de 50% no estoque em 2020. De acordo com o Governo do Estado, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

O banco de Leite Humano da Maternidade Dulcineia Moinho, no HGRS, está situado no 3º andar da ala C da instituição. A unidade funciona todos os dias, das 7h às 19h, inclusive, nos fins de semana. Interessados em realizar doações ou obter informações adicionais podem entrar em contato pelo telefone (71) 3117-7851 ou pelo WhatsApp (71) 98225-5493.

Antes de ser doado, o leite passa por uma análise para saber se é compatível e só depois será oferecido aos bebês. O leite doado é capaz de imunizar os bebês, ajudar no ganho de peso, evitar infecções e alergias.

Além disso, quem não amamenta, pode doar potes de vidros, de qualquer tamanho, desde que tenham tampa plástica.https://1ca6a3bfb4be10e87b0d152ea130a9ea.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Orientações para doação

  • Atente-se ao preparo do frasco para guardar o leite materno
  • Tome cuidados de higiene antes de iniciar a coleta
  • Escolha um local tranquilo para retirar o leite
  • Retire, guarde e armazene o leite corretamente
  • Ligue para o Banco de Leite Humano mais próximo e informe-se sobre a maneira mais segura de fazer a doação. (G1)