SAJ: Hospital INCAR investe em energia limpa

Toda estrutura hospitalar é abastecida com energia renovável

Foto: Divulgação

Com 20 anos de história e a missão de oferecer as melhores condições de cuidados para seus pacientes, o Hospital INCAR é uma referência em práticas humanizadas de saúde. Além disso exerce importantes contribuições para a sociedade. Um dos pilares do INCAR é o compromisso com as melhores práticas de responsabilidade com o meio ambiente.

Pensando nisso, desde fevereiro de 2024, 100% da estrutura do hospital é abastecida com energia limpa do mercado livre. “Acabamos de receber um selo verde, da empresa BTG Pactual, de responsabilidade ambiental. Somos uma empresa comprometida com o meio ambiente e a sociedade. Nosso objetivo é contribuir diretamente para reduzir o consumo de energia através de combustíveis fósseis, que causam danos ao planeta”, destaca Marcio Ramos, Gerente de Operações do INCAR.

Redução de danos à sociedade

As fontes de energia renováveis, como a utilizada pelo INCAR, são inesgotáveis e têm um impacto ambiental significativamente menor em comparação com as fontes não renováveis. Elas ajudam a reduzir a emissão de carbono ao meio ambiente e a dependência de combustíveis fósseis.

A redução da queima de combustíveis fósseis para geração de energia também pode levar a uma melhoria na qualidade do ar e na saúde pública, reduzindo os casos de doenças respiratórias e outros problemas de saúde relacionados à poluição. “O uso de energia renovável é crucial para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e sociais do nosso tempo, promovendo um futuro mais sustentável e resiliente”, fala o gestor do hospital.

Outras inciativas de responsabilidade ambiental do INCAR

Além dessa iniciativa para contribuir com a sustentabilidade, a instituição mantém parceria com cooperativas de reciclagem da região. “Temos um programa de tratamento e redução de resíduos, utilizando os recursos naturais de forma responsável”, ressalta Marcio.

Para o abastecimento de água no hospital, existe a gestão de utilização de recursos hídricos com tratamento em poço artesiano legalmente autorizado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e sob operação de uma empresa especializada no assunto. “Todas essas iniciativas são fundamentais para mitigar as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente, promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o compromisso do INCAR”, finaliza Márcio.

Redação Voz da Bahia

google news