Ibama abre mais de 1 mil vagas de emprego em 13 estados e DF; veja quais

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, são 1.143 vagas temporárias para combate a incêndios florestais.

Os cargos são para brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e supervisor de brigadas (federal e estadual). De acordo com a JC Concursos, os salários variam entre R$ 1.212 e R$ 6.060 e os contratos terão duração de seis meses.

Há oportunidades para trabalhar em 13 estados (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Tocantins e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal.

Os contratados cumprirão jornada semanal de 40 horas, em turnos e escalas definidos pelo instituto. Entre os benefícios estão auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar e seguro acidente.

Escolaridade e Inscrições
As carreiras de brigadista e chefe de esquadrão são opções para quem é alfabetizado. Já os cargos de chefe de brigada e supervisor de brigada estadual exigem ensino médio. A função de supervisor de brigada federal, por sua vez, requer curso superior.

Os interessados devem ficar atentos às datas de inscrição, já que seguem até 1º de julho a depender do estado. O atendimento é presencial. Os cronogramas e os endereços para cadastro devem ser consultados nos editais. Não há cobrança de taxa de participação.

Seleção
Os candidatos concorrentes a supervisor de brigadas (federal e estadual) serão avaliados por meio de análise curricular. No caso dos candidatos a brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada, as etapas do processo seletivo incluem:

teste de aptidão física;
teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas;
curso de formação com duração de cinco dias.