Ibirataia: Secretário de saúde deixa cargo após cobrança para retorno de comércio

Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

O secretário de saúde de Ibirataia, no Médio Rio de Contas, sudoeste baiano, Alex Calheira, se afastou do cargo em meio à pandemia do novo coronavírus. Calheira anunciou o desligamento nesta quarta-feira (4). Em nota, o agora ex-secretário disse que o motivo foram as manifestações de pedido de reabertura do comércio local feitas por políticos, comerciantes e líderes religiosos.

Calheira declarou que a cobrança ocorre no momento em que os casos de novo coronavírus crescem no município, o que seria arriscado para a flexibilização das medidas de relaxamento. “Sempre nos posicionamos em defesa do cumprimento das normas sanitárias que visam a desaceleração da nossa curva de contaminação do coronavírus. Porém, levando em consideração os acontecimentos da semana onde lideranças políticas e alguns comerciantes formais, informais e alguns religiosos promoveram uma manifestação pedindo a reabertura do comércio, posso até entender, porém, na condição de secretário municipal de saúde e maior autoridade sanitária me vejo na condição de me afastar da função, por não concordar com atitudes como essas”, diz trecho da nota.

Segundo a Secretaria de Saúdo do Estado (Sesab), o número de Covid-19 no município é de 22 casos. Já o boletim da vigilância epidemiológica local apontava 24 registros confirmados. Segundo o Giro em Ipiaú, o comércio de Ibirataia reabriu na quarta-feira (3), na modalidade de revezamento.

Na última segunda-feira (1°), comerciantes foram até o gabinete da prefeita Ana Cleia para pedir a reabertura do comércio local. Em frente à prefeitura, um grupo de manifestantes também cobrava o retorno das atividades. (BN)

google news