Ibovespa sobe 1,80% com commodities; dólar recua 0,91% e fecha a R$ 5,10

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Nesta quarta-feira (2), o Ibovespa registrou 115.173,61 pontos, alta de 1,80%, enquanto o dólar encerrou o dia cotado a R$ 5,109, recuo 0,91%. Na semana anterior, o dólar fechou com alta de 0,28%, a primeira valorização semanal em 2022. Já o Ibovespa avançou 0,23%.

O desempenho do principal índice da B3 foi impulsionado pelas ações de commodities e com auxílio da alta em Wall Street, apesar da continuidade da guerra na Ucrânia.

As ações da Vale saltaram, assim como de siderúrgicas e outras empresas com operações ligadas a commodities metálicas. Petrobras e petrolíferas também avançaram, enquanto grandes bancos recuaram.

Já a moeda norte-americana devolveu os ganhos iniciais, ao longo da tarde, também com a disparada nos preços das commodities devido à crise na Ucrânia, apoiando divisas de países exportadores, incluindo o real, que teve um dia de fluxo favorável com esse cenário.

No radar dos investidores também estava os comentários do presidente do Federal Reserve. Jerome Powell reforçou o início do ciclo de alta de juros nos Estados Unidos e apoiou uma alta de 0,25% nos juros em março, valor menor que o esperado inicialmente pelo mercado, de 0,5%.

Vale destacar que devido ao feriado de Quarta-feira de Cinzas, a bolsa brasileira operou em horário reduzido. As negociações começaram às 13h, e encerraram às 18h. (bahia.ba)

google news