Imbróglio judicial da Adab dificulta transporte legal de animais na Bahia

0
112
-
Foto: Divulgação / Adab

Pecuaristas da Bahia têm denunciado que não conseguem emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA) para transportar seu gado de um local para o outro. A dificuldade já dura mais de 60 dias e tem implicado ações de venda, compra ou simples transferências dos animais para abate ou para exposições e leilões.

Segundo a assessoria de comunicação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), o problema ocorre porque o órgão não consegue acesso ao Siapec, que é o sistema que gerencia o banco de dados da movimentação agropecuária baiana.

Em setembro, a Adab encerrou o contrato com a empresa SM Solução para Gestão da Informação, antiga administradora do Siapec, mas, segundo o órgão estadual, a empresa agora se recusa a entregar as senhas de acesso, desobedecendo uma ordem judicial. A consequência disso é instabilidade nas funções do sistema e, por consequência, dificuldades no trabalho dos pecuaristas.

Além disso, a Adab reforça que o problema pode comprometer o andamento da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, que chega ao fim no próximo dia 30. Ainda assim, a agência ressalta que está tomando as providências cabíveis com a Prodeb e a Procuradoria-Geral do Estado (PGR) para que a situação seja regularizada. (BN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui