Incêndio atinte parque municipal Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista

Chamas tomam área do parque municipal Lagoa das Bateias, no sudoeste baiano — Foto: Luan Ferreira/TV Sudoeste

Um incêndio, atinge nesta sexta-feira (2), o parque municipal Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ainda não há detalhes do que causou as chamas e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Não há informações de feridos.

O parque fica na zona urbana de Vitória da Conquista e possui uma área de aproximadamente 53 hectares.

A Lagoa das Bateias faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga. A área da Lagoa é uma unidade de conservação, que além de desempenhar funções de manutenção dos mananciais hídricos e de ter importância como monumento paisagístico e área de lazer para a cidade, estimulou investimentos em saneamento, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.

Outros incêndios na Bahia

Além das chamas no parque de Vitória da Conquista, há incêndios em regiões da Bahia como a Chapada Diamantina e oeste do estado.

Na Chapada, o incêndio atinge a localidade morro do Bittencourt, na cidade de Rio de Contas. Já no oeste, a vegetação é tomada pelo fogo na cidade de Barra.

Os bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais identificaram vários focos em Barra, na área que é realizado o combate, a menos de 5 Km do Rio São Francisco. Nesta sexta-feira, os bombeiros permanecem no mesmo local, dando seguimento às ações iniciadas.

Segundo dados do Climatempo, nesta sexta-feira, a temperatura máxima é de 38°C e a velocidade dos ventos em torno de 29 km/h. Uma das maiores dificuldades encontradas pelos militares é com o uso indiscriminado do fogo pela população daquela região, feito principalmente para limpeza de terreno, o que pode acabar fazendo com que a pessoa perca o controle das chamas e cause, assim, novos incêndios, visto que o vento na área é muito forte e esse material pode ser projetado a muitos metros de distância, causando incêndios em pontos diferentes, informou o Corpo de Bombeiros. (G1)

google news