Incêndio é registrado em rodovia perto do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina

Incêndio é registrado em rodovia perto do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina — Foto: Rafael Sena/Arquivo Pessoal

Um incêndio foi registrado nesta sexta-feira (10) em uma estrada próxima ao Morro do Pai Inácio, que fica no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes estão no local para controlar as chamas. Não há informações se alguém ficou ferido. A causa do fogo ainda é desconhecida.

De acordo com o turista Rafael Sena, que, estava no Morro do Pai Inácio quando avistou as chamas, o fogo assustou turistas que visitavam o local, um dos principais pontos turísticos da região.

“Tinha bombeiros no local tentando apagar. A fumaça comprometeu o pôr do sol no Morro do Pai Inácio. Algumas pessoas acabaram desistindo e saíram do local”, explica.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que especialistas conseguiram proteger um orquidário existente no local e que, a partir do sábado (11), dois aviões modelo Air Tractor irão realizar o combate por via aérea, para evitar que o fogo se alastre e atinja o Morro dos Brejões.

Os militares também orientam os moradores das proximidades sobre como evitar os incêndios florestais. Segundo eles, é importante que a população não realize queimadas em pastos, por exemplo, pois as chamas podem sair do controle de forma rápida e atingir outras áreas.

Outros casos na região
Na última quarta-feira (8), a Serra da Batava, que fica no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi atingida por um incêndio de grandes proporções. Ainda na quarta, os focos foram controlados por voluntários.

O combate contou com o apoio de mais de 60 brigadistas, além de esquadrões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadas voluntárias de diversos municípios da Chapada Diamantina.

Não há informações sobre a extensão da área atingida na Serra da Batava. Também não há registro de feridos. Além disso, a onda de calor que atinge a região oeste e parte da Chapada Diamantina pode interferir no aumento os focos de incêndio no estado.

Entre segunda (6) e terça (7), uma área de vegetação foi atingida por um incêndio no povoado de Riacho Branco, na área de proteção ambiental Marimbus, que fica em Iraquara, na região da Chapada Diamantina. O fogo já foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. (G1)