Inmet alerta para chuva intensa em Salvador e 122 cidades baianas

Instabilidades está prevista para começar a partir dessa quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira, 13, alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas. Com aumento da quantidade de nuvens, está previsto para os próximos dias, ocorrências de chuvas na região norte, nordeste e litoral norte da Bahia. Em Salvador, a previsão para esta quinta-feira, 14, é de muitas nuvens com chuva a qualquer hora.

Segundo a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria essa condição mais chuvosa, ocorre devido à interação da Zona de Convergência Intertropical, que se trata de um acumulado de nuvens que atua como o principal sistema meteorológico, provocando chuvas no Norte e do Nordeste, associadas a algumas áreas de instabilidade e temperaturas mais elevadas.

Os municípios com alerta de chuva intensa são: Abaré; Alcobaça; Anagé; Arataca; Barra do Choça; Belmonte; Belo Campo; Caatiba; Camacan; Canavieiras; Cândido Sales; Caraíbas; Caravelas; Casa Nova; Condeúba; Cordeiros; Curaçá; Encruzilhada; Eunápolis; Firmino Alves; Guajeru; Guaratinga; Ibicuí; Ibirapuã; Itabela; Itagimirim; Itaju do Colônia; Itamaraju; Itambé; Itanhém; Itapebi; Itapetinga; Itarantim; Itororó; Jacaraci; Jandaíra; Jucuruçu; Jussari; Lajedão; Licínio de Almeida; Macarani; Maetinga; Maiquinique; Mascote; Medeiros Neto; Mortugaba; Mucuri; Nova Canaã; Nova Viçosa; Pau Brasil; Piripá; Planalto; Porto Seguro; Potiraguá; Prado; Presidente Jânio Quadros; Ribeirão do Largo; Santa Cruz Cabrália; Santa Cruz da Vitória; Santa Luzia; São José da Vitória; Sebastião Laranjeiras; Teixeira de Freitas; Tremedal; Una; Urandi; Vereda e Vitória da Conquista.

A previsão é de que chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. (ATarde)

google news