‘Já teríamos recebido 2 milhões de doses se a vacina fosse autorizada’, diz Rui sobre Sputnik

Foto: Matheus Morais/bahia.ba

O governador Rui Costa voltou a cobrar da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para o uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil. Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o chefe do executivo do estado disse que espera receber os imunizantes que já deveriam ter sido entregues.

“A Bahia comprou 10 milhões de doses, já teríamos que ter recebido cerca de dois milhões de vacinas se o cronograma fosse autorizado. Se a Anvisa aprovar, esperamos receber as vacinas acumuladas. Estou com uma esperança enorme, torcendo, trabalhando para isso”, disse o governador.

“São 10 milhões de vacinas até o final de julho. Daria para imunizar 5 milhões de baianos e com os 3 milhões [de outros imunizantes] seriam ao todo 8 milhões. A Bahia tem 15 milhões pessoas, nós estaríamos imunizando mais de 70% da população até agosto se considerar a segunda dose na população vacinável, excluindo aí as crianças que não podem ser vacinadas. Chegaríamos em agosto na condição que o estudo de São Paulo projetou”, completou Rui.

O estudo que o governador citou é a pesquisa realizada pelo Instituto Butantan que indica que a pandemia da Covid-19 pode ser controlada com a vacinação de pelo menos 75% da população. (bahia.ba)