Janeiro Branco destaca importância do cuidado com a saúde mental

-
Foto: Divulgação

Iniciar o ano com tudo em ordem é o que todo mundo quer. E, além da vida financeira, cuidar da saúde mental deve estar na lista de prioridades dos check-ups clínicos. Diante desse planejamento e de toda rotina de organização prevista para janeiro, no calendário das cores o branco é o responsável por este mês. “Esse é o momento que se inicia um novo começo, cheio de promessas e objetivos. O branco faz alusão a receber uma tela limpa com possibilidade de reorganizar sua história”, explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Geane Santos.

Criada em 2014, a campanha do ”Janeiro Branco” nasceu em Minas Gerais e foi pensada pelo psicólogo Leonardo Abrahão com o objetivo colocar a saúde mental da população em pauta.  Apesar de nova, a discussão tem se popularizado em todo o Brasil. Segundo Geane, esse aumento pode ser confirmado pela crescente demanda por atendimento psicológico fornecido pelos planos e serviços de saúde em geral. Entretanto, a especialista destaca que muitas pessoas ainda não fazem o tratamento psíquico de forma preventiva. “Em boa parte da população, o cuidado com a saúde mental se apresenta como uma busca última e/ou secundária do processo de adoecimento, levando o sujeito a buscar inicialmente tratamentos medicamentosos”, afirma.

Panorama Nacional

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Além deste quantitativo, 9,3% da população sofre com o transtorno da ansiedade, onde o Brasil é recordista mundial de casos. A especialista destaca que o ser humano tem adoecido muito, reflexo da busca pelo consumo e satisfação imediata da sociedade moderna. Vale destacar que esse é um comportamento não só nacional, o que confirma a importância do “Janeiro Branco” também em outros países. Japão, Estados Unidos, Portugal e Holanda estão entre os que já aderiram. (Bahia Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui