Jequié: Instituto Dom fica em primeiro lugar no ranking do INEP

Sendo o Enem uma das portas de entrada para o ensino superior. Imagem: Divulgação

O Instituto Dom de Educar foi, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a escola de Jequié que melhor preparou seus alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Na avaliação deste ano, feita pelo Ministério da Educação (MEC), a nota média do Colégio Dom Jequié em 2018 foi de 636 pontos, superando instituições tradicionais e grandes redes de ensino.

Luciano dos Santos, diretor do Instituto Dom de Educar de Jequié, considera que essa conquista é resultado de um trabalho de educação que antecipa a Base Nacional Comum Curricular (BCNN). Há, segundo ele, a busca pelo estabelecimento das chamadas competências socioemocionais dos estudantes.

“Quando se busca trabalhar com o estudante como um protagonista do processo de ensino e aprendizagem, o resultado aparece. E é assim que nós pensamos a educação: formar cidadãos e não meros reprodutores de conteúdo. O conteúdo é importante, mas a busca por formar cidadãos é nosso principal diferencial”, garante o gestor.

Sendo o Enem uma das portas de entrada para o ensino superior, a prova também serve como um sistema de avaliação externa para a medição da qualidade de ensino na educação básica.

Isso é o que aponta o diretor de operações do Instituto Dom de Educar, Toni Lima. “Hoje, o que o ENEM faz é avaliar as múltiplas inteligências a partir do binômio habilidade e competência. Na avaliação, é exigido que os alunos tenham compreensão total do conteúdo cobrado. A escola de qualidade, hoje, é aquela que consegue engajar seus alunos a partir de um bom material didático, uma boa estrutura e uma equipe bem preparada, alcançando bons resultados e superando os desafios”, alega.

O Dom também está presente em outras cidades, como Salvador e Vitória da Conquista. (Bahia Notícias)

google news