Juazeiro: Prefeitura realiza Feira Cidadã em parceria com o estado; 15 mil serão atendidos

-Foto: Reprodução / Ascom PMJ
Foto: Reprodução / Ascom PMJ

Juazeiro vai receber, a partir desta quinta-feira (31), a Feira Cidadã. Organizada pela prefeitura, em parceria com o governo estadual e das Voluntárias Sociais da Bahia  (VSBA), a edição juazeirense do evento, que é considerado o maior em atendimento de saúde do estado, vai acontecer na Orla 2 da cidade. A Feira Cidadã vai até o dia 05 de novembro, sempre das das 8h às 17h.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, ressaltou que a parceria é uma oportunidade de fortalecimento do compromisso com a saúde. Temos feito investimentos desde a atenção básica até a média complexidade, além de realizar ações para humanizar o atendimento. O governo do estado tem sido um grande parceiro e esta Feira Cidadã é um grande exemplo disso, quando iremos oferecer aos juazeirenses serviços que, sem dúvida, irão diminuir consideravelmente as demandas de atendimento. Convido a população a comparecer buscando os serviços que precisam para que a Feira seja um sucesso. Esse é o nosso foco, trabalhar para melhorar a vida das pessoas’, evidencia.

Desde a primeira edição, no início deste ano, cerca de 200 mil atendimentos foram realizados em diversas regiões do estado.

Edvaldo Gomes, coordenador geral da Feira Cidadã, informou que 180 profissionais estaduais e mais 80 da prefeitura de Juazeiro serão empregados no atendimento. “Nosso objetivo é realmente dar acesso  à população às políticas públicas com qualidade e atender à demanda reprimida do município”, explicou.

Os pacientes passarão, nos três primeiros dias, por uma triagem. Serão ofertadas consultas com clínico geral, ginecologista e cardiologista, mamografias (para mulheres entre 50 e 69 anos), ultrassonografias, exames preventivos (para mulheres entre 14 e 69 anos), eletrocardiogramas e raios-X do tórax. Também será realizada a aferição da pressão arterial, a atualização do cartão de vacina, bem como a medição do índice glicêmico e orientação nutricional.

Já nos dias 3, 4 e 5 de novembro, 1050 cirurgias 750 cirurgias eletivas de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula, mioma e histerectomia serão realizadas. Os pacientes aptos a fazer procedimentos deverão estar na fila única para cirurgias eletivas da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SESAU). Os que não estiverem, mas que possuírem as guias e os exames pré-operatórios em mãos, deverão se dirigir até a recepção da SESAU, das 08 às 14 horas.

Um total de 1.200 atendimentos oftalmológicos serão disponibilizados para crianças e adultos. Os 250 primeiros pacientes com necessidades corretivas serão beneficiados com a distribuição de armações de óculos. Exames de rastreamento e exames para a realização de cirurgias de catarata em crianças a partir dos seis anos e agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica para pacientes acima de 60 anos também serão feitos. 

Atendimentos odontológicos, com a entrega de 200 próteses dentárias e outros serviços, serão feitos nos seis dias da Feira Cidadã.

Uma unidade móvel do SAC também estará no município para emissão, gratuita, de primeira e segunda via de carteiras de identidade, CPF, antecedentes criminais e ainda apoio da Ouvidoria Geral do Estado.


ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA JUAZEIRO
A secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, ressaltou que a feira é destinada exclusivamente para a população da cidade. “O objetivo é ajudar a desafogar as demandas reprimidas de cirurgias oftalmológicas de catarata, odontológicas e, ainda, procedimentos cirúrgicos como miomas e histerectomia. Além de orientar a população sobre prevenção e cuidados com a saúde”, disse.

O evento contará ainda com uma brinquedoteca, com atividades lúdicas para a criançada e um espaço da beleza, com cortes de cabelo gratuitos. (Bahia Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui